Jurados escolhem melhores trabalhos de projeto desenvolvido em parceria com British Council e People’s Palace Projects
A Spectaculu recebeu na última quarta-feira (18/11) parceiros do mundo dos espetáculos para a apresentação final dos trabalhos desenvolvidos para o Spectaculu em 5 Minutos, projeto da Spectaculu realizado em parceria com British Council e People’s Palace Projects. Duas comissões julgadoras escolheram os melhores trabalhos de Arte & Tecnologia e Artes Cênicas em evento especial.
Quatro ensaios fotográficos / pôsteres e cinco curtas-metragens foram produzidos na edição 2015 do Spectaculu em 5 Minutos / Spectaculu em 5 Cliques, que promove, através da metodologia Design Challenge, a produção de trabalhos artísticos multidisciplinares por jovens da instituição sob o norte criativo do Royal Opera House. Os trabalhos, releituras em foto e vídeo da ópera “La Traviata” produzidas no período de quatro semanas e com orçamentos máximos de R$200,00, foram apresentados para duas comissões específicas de jurados atuantes em áreas relacionadas e aos convidados Heloisa Buarque de Hollanda, Monica Pelegrini (Instituto Ayrton Senna), Marcia Mansur (British Council Brasil), Luiz Gonzaga (Ciep 358 – Alberto Pasqualini), Luiz Carlos Flint e Isabel Petri.
O artista visual Batman Zavareze, o artista plástico Barrão, os fotógrafos Fábio Seixo e Vicente de Paulo, a designer Julia Sampaio e a articuladora de Territórios do Museu de Arte do Rio Bruna Camargos avaliaram as produções do Núcleo de Arte & Tecnologia para o Spectaculu em 5 Cliques (Fotografia e Tratamento de Imagem). O trabalho “Sem Título”, que fez uma imersão no tema da morte presente no fim trágico da obra, foi escolhido o melhor ensaio fotográfico de 2015.
O júri do Núcleo de Artes Cênicas, composto pelo cineasta Alfeu França, o ator e dramaturgo Aloisio de Abreu, o gerente de conteúdo da Biblioteca Parque da Rocinha Diogo Borges, a estilista Gabriela Mazepa, o diretor de arte João de Freitas, a produtora Poliana Pinheiro (FESTLIP), a madrinha da Spectaculu Regina Mayall e a diretora do People’s Palace Projects do Brasil Virginia Rigot-Muller, escolheu o curta-metragem “Violenta” como o melhor filme da edição 2015 do projeto Spectaculu em 5 Minutos. Com um elenco exclusivamente feminino, o filme faz uma releitura de “La Traviata” ambientada no Rio de Janeiro dos anos 50.
Seguindo as diretrizes do Design Challenge, os grupos que desempenharam os melhores trabalhos dentro de suas áreas de expertise também foram premiados: o curta-metragem “Indomável” venceu as categorias de Melhor Contrarregragem, Adereço e Cenário, “Realidade da Ficção” venceu por Melhor Beleza e Iluminação e “Hella” venceu por Melhor Figurino.
Os filmes do Spectaculu em 5 Minutos vão compor o espetáculo de final de ano da instituição, a ser apresentado em 12 de dezembro durante a festa de formatura das turmas 2015. Paralelamente, o Ciep 385 – Alberto Pasqualini, parceiro da Spectaculu no projeto, está também produzindo seu próprio curta-metragem. Todos os trabalhos devem ser exibidos também em março de 2016 na cidade de Londres, durante a premiação final do Design Challenge 2015-2016.
Fotos: Beatriz Carelli, Gabriela Falcão, Graciele Vieira e Julianne Gouveia