Spectaculu celebra 15 anos no Theatro Municipal do Rio
Na manhã do dia 20 de dezembro, a Spectaculu comemorou seus 15 anos de fundação com uma festa inesquecível no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Os quase 100 jovens formados pela escola em 2014 viveram a experiência única de subir ao palco mais tradicional do Brasil para mostrar sua arte com a apresentação do espetáculo multimídia “O Mundo É Mulher”, coroando seus esforços em 2014 com o recebimento de certificados das mãos dos diretores da instituição e na presença de convidados mais que especiais.
Cerca de 500 convidados, entre alunos, familiares, amigos, personalidades e profissionais do mundo dos espetáculos, como Carla Camurati, Áurea Martins, Flavio Renegado, Mirian Goldenberg, Ana Luisa Lima, Eliane Hereen, Fabio Seixo, Alfredo Faya, Regina Mayall, Adriana Ninsk, além de representantes de grandes organizações como Louis Vuitton, TV Globo, Accenture, Brazil Foundation, Companhia de Desenvolvimento Urbano (Cdurp), Universidade Veiga de Almeida e Clave RH, prestigiaram a festa.
O artista visual e presidente da Spectaculu Gringo Cardia abriu os trabalhos do dia apresentando o projeto da instituição aos presentes e agradecendo a patrocinadores, parceiros e amigos que tornaram possível a manutenção do trabalho da escola nos últimos 15 anos. A presidente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Carla Camurati subiu ao palco também para apresentar o projeto da Escola Fábrica de Espetáculos, instituição de ensino técnico de artes cênicas, parceira da Spectaculu que inicia suas atividades em 2015.
Na sequência, jovens dos cursos do Núcleo de Artes Cênicas apresentaram “Spectaculu – O Mundo É Mulher”, um espetáculo com direção geral de Gringo Cardia, direção técnica de Wallace Cardia, preparação corporal de Amaury Lorenzo e inspiração temática na ópera “Madama Butterfly”, que uniu teatro, música, dança e audiovisual ao lado de convidadas especiais.
“Spectaculu – O Mundo É Mulher” intercalou apresentações musicais de Marisa Orth, Áurea Martins e Adriana Ninsk, que cantaram com os alunos canções sobre o universo feminino (respectivamente “Pagu”, “Embarcações” e “Mulher de Fases”), com um vídeo-depoimento da antropóloga Mirian Goldenberg a respeito do mito dos 15 anos para as mulheres e o tema da Spectaculu 2014, além de cinco releituras em curta-metragem da obra de Giacomo Puccini pesquisadas, roteirizadas e produzidas durante as aulas de todas as oficinas da escola: “Transformar É o Último Ato”, “Flor de Cactus”, “Urucum”, “O Boto e a Rosa” e “Amada Luta”. Performances das canções “Amor e Sexo” e “Alegria” finalizaram o espetáculo.
91 jovens da Spectaculu 2014 receberam certificados de conclusão de curso das mãos de Marisa Orth, Gringo Cardia, Carla Camurati, Maria Clara Vasconcelos (Louis Vuitton), Daniel Evangelista e os instrutores dos cursos.
Ao final do evento, os convidados celebraram o momento especial prestigiando no tradicionalíssimo Salão Assyrio a exposição de Cadernos de Inspiração, portfólios criativos desenvolvidos pelos alunos através do intercâmbio cultural Scene Change (British Council/People’s Palace Projects) que serão expostos também no Royal Opera House de Londres em março de 2015.
Mais fotos:
Créditos: Matheus Meira e Nathalia Werneck