Montagem de Romeu e Julieta baseada em cordel de Ariano Suassuna é apresentada na Spectaculu por Aramis Trindade
Na tarde do dia 5 de abril, a Spectaculu teve o prazer de receber o ator Aramis Trindade na sede da escola para uma apresentação especial da peça “Romeu e Julieta, Cordel de Ariano Suassuna”.
A adaptação do clássico de Shakespeare, que mistura o popular ao erudito através da literatura de cordel, foi apresentada de forma gratuita a nossos alunos em dois atos. No primeiro ato, o ator interpreta o poema de 98 sextilhas, acompanhado por Zé da Flauta e a viola de 12 cordas tocada por Tuca Araújo.
No segundo ato, Aramis traz a vida Ariano Suassuna III, em uma breve aula, introduzindo ao público informações sobre a origem da história de Romeu e Julieta. As diferenças entre a versão de Shakespeare e a de Suassuna também ganham destaque, enfatizando a literatura de cordel, o Movimento Armorial e a cultura popular.
Além de prestigiar o monólogo, os alunos das oito oficinas conversaram com o artista e sua equipe, quando puderam entender um pouco mais sobre o processo de criação e produção do espetáculo. Durante esse último momento de perguntas e respostas, Aramis compartilhou um pouco da sua extensa trajetória na indústria criativa, que tem importantes passagens pelo cinema, teatro e televisão.
Temas como figurino, adaptação de roteiro, captação de recursos e objetos cênicos presentes na montagem também foram pauta no bate-papo informal que fechou a visita de Aramis Trindade à Spectaculu. Segundo o ator, a estrutura simples e efetiva da montagem cooperativa que apresenta proporciona um ‘formato adaptável’, permitindo formatações de plateias de baixo custo – dessa forma, mais acessível.