O Museu de Arte do Rio (MAR) foi o espaço para a primeira aula externa dos alunos 2019 da Spectaculu. Eles visitaram o centro cultural em 29 de março, na companhia das instrutoras Maria Clara Wasserman (Palavra) e Raquel Barreto (Filosofia). Os alunos prestigiaram a exposição ‘O Rio do samba: resistência e reinvenção’, sobre a história do maior gênero musical da cultura brasileira. Eles também visitaram ‘Quem não luta tá morto — Arte democracia utopia’, voltada para arte política. Esta mostra foi encerrada no Museu de Arte do Rio no último dia 31.
A iniciativa faz parte da estratégica pedagógica Estudos do Meio, que busca despertar o olhar dos jovens para o lugar onde vivem e a cidade. O projeto dá especial atenção à Pequena África. A histórica região onde fica a sede da Spectaculu e o Museu de Arte do Rio se estende do Cais do Porto à Cidade Nova. Ela é conhecida como local de resistência para a população negra do Rio.
As atividades de Estudos do Meio devem acontecer bimestralmente e pretendem ampliar também o repertório cultural dos jovens, com passeios e outras atividades culturais.