Grandes diretores falam sobre processo de criação com alunos
“O Processo de Criação: da Ideia a Realização” foi o tema desta quinta-feira (11/02) de mais uma Live Especial Spectaculu, série de transmissões ao vivo semanais que conta com mediação do diretor Giovanni Bianco e que sempre apresenta convidados da indústria criativa. O dramaturgo Felipe Hirsch, o diretor criativo da São Paulo Fashion Week Paulo Borges e o diretor executivo de criação da agência MOOC Kevin David compartilharam com alunos e ex-alunos da Spectaculu suas experiências e métodos de processo criativo no teatro, na moda e na publicidade.
Com três décadas de carreira no universo da arte, Felipe Hirsch falou sobre inspiração, juventude e sobre a importância do ofício mesmo durante a pandemia: “Queria agradecer a oportunidade de estar aqui falando de arte num momento como esse. O teatro resiste há milhares de anos, séculos e séculos de guerra, pandemias. As pessoas se perguntam se o teatro vai sobreviver. Ele está evoluindo”. O diretor de “Lazarus” explicou seu método de criação, que inclui a captura de referências, estudos de forma e possibilidades de desenvolvimento, principalmente de maneira coletiva. “Todos somos indivíduos únicos, e é esse o interesse que as pessoas têm em nós. Todo esse código é absolutamente individual. Você tem que ter uma conexão com a maneira de traduzir o mundo”, resume.
Processo criativo na moda e na publicidade
Paulo Borges é o diretor criativo da São Paulo Fashion Week e começou sua fala apresentando aos jovens alguns dos principais pilares de uma das mais importantes semanas de moda do mundo: conhecimento, diversidade, criatividade, diversidade e liberdade. Paulo contou ainda sobre sua trajetória no mundo da moda, falou do desejo de ajudar a escrever um novo capítulo da história da moda brasileira e da soma de forças que levou à criação da SPFW, evento responsável por empregar 10 mil profissionais: “O que me interessa na moda são as pessoas. O meu grande talento é conectar uma história com a outra”. Giovanni Bianco complementou sua fala: “A gasolina da criatividade é a curiosidade. Quanto mais curiosidade e vontade você tiver, mais fácil ficar de encontrar seu processo. Além da curiosidade, é preciso também organizar as ideias”.
A presença de Kevin David, diretor executivo de criação da agência MOOC, gerou grande entusiasmo nos jovens participantes. Ele é um dos grandes jovens nomes da publicidade nacional, colaborando com grandes marcas como Ambev, Facebook, Converse, Netflix, Red Bull e Levi’s. A MOOC também busca inserir mais narrativas negras no mercado publicitário, que ainda é majoritariamente branco. Kevin dividiu a experiência de trabalhar em um processo criativo coletivo permanente ao lado dos outros sete sócios da empresa. “Na MOOC, a gente não acredita em processos criativos verticais. Todo o nosso processo criativo é compartilhado com pessoas que têm a mesma visão que a nossa”. Ele ainda aproveitou para deixar uma dica valiosa aos jovens: “Tentem acreditar mais no coletivo. Às vezes, a gente coloca o ego na frente e não sai nada. Tem muito mais potencial quando a gente faz coisas juntos”.