Direção de Fotografia para Publicidade e Cinema é o assunto de segunda live com curadoria de Giovanni Bianco
Lula Carvalho, Paulo Vainer e Bruno Ilogti foram os convidados da segunda Live Especial Spectaculu, com curadoria e mediação de Giovanni Bianco. Cerca de 100 alunos e jovens técnicos participaram do bate-papo “Direção de Fotografia para Cinema e Publicidade”, realizado nesta quinta-feira (28/01) no Google Meet.
Grandes profissionais da indústria, Lula, Paulo e Bruno apresentaram alguns de seus trabalhos, compartilharam detalhes dos bastidores e responderam a duvidas. O diretor da Spectaculu Giovanni Bianco lembrou aos alunos e ex-alunos o objetivo da série de lives, que acontece até março. “A ideia é que vocês possam perceber a grande quantidade de áreas (na indústria criativa) que vocês podem conhecer e se apaixonar”, explicou.
Cinema, publicidade e videoclipes
O diretor de fotografia Lula Carvalho, abriu o bate-papo falando sobre o trabalho na segunda temporada da série “Narcos” (Netflix). Ele falou sobre rotinas de filmagem, opções de planos, equipamentos, estética e a importância da troca de informações com a direção para eventuais mudanças. “Por mais que você tenha suas ideias e seus conceitos, às vezes, a realidade se sobrepõe a qualquer plano estratégico e tudo muda completamente”, reiterou ele, que trabalhou em “Tropa de Elite” e filmes em Hollywood.
Paulo Vainer é um conhecido fotógrafo e diretor de filmes publicitários. Depois de apresentar três filmes curtos produzidos para as marcas O Boticário, Eudora e Melissa, ele explicou a diferença principal da fotografia de publicidade (“Tem que vender produto, ser poético e abarcar diversos tipos de narrativa”), as necessidades de conjugar as necessidades do cliente, da celebridade e do set, e das questões técnicas que diferenciam a fotografia still da fotografia de cinema: “Sempre gostei muito dos dois. Sempre amei cinema para contar histórias e o vídeo de moda. O videoclipe foi também um grande caldeirão de experiências. Circular nos dois mundos é uma questão de paixão por ambos”.
Famoso pela direção de videoclipes das estrelas internacionais Fergie e Nicki Minaj, Bruno Ilogti compartilhou com os alunos os bastidores da produção do videoclipe “Essa mina é louca”, de Anitta. Ele explicou como realizou as cenas cheias de efeitos do videoclipe, que conta com direção de arte de Giovani Bianco, e ofereceu diversas dicas para os jovens sobre o trabalho das áreas envolvidas em um set de filmagem, como cenografia, fotografia e pós-produção. “Você sempre tem que entender qual é a prioridade do projeto que está fazendo. Levar em consideração qual é a estética, a mensagem do cliente e como trabalhar a luz, tudo isso agrega muito nesse produto geral”, finalizou.