Jovens desenvolvem linha para Levi’s Brasil
Criação, superação e empoderamento: todas essas variáveis dizem muito sobre o poder da juventude. Depois do sucesso do projeto Friends Of Vik For Spectaculu, realizado pela Levi’s em parceria com o artista plástico Vik Muniz, a marca global de jeans voltou a investir na criatividade do jovem. Quatro ex-alunos da Spectaculu assinaram o desenvolvimento da coleção cápsula Equipped To Dream, um projeto exclusivo da Levi’s que celebra a brasilidade.
Para a versão nacional da linha global Equipped, Ana Paula Nascimento, Herbert Marques, Leonardo Oscar e Pedro Carneiro tiveram a oportunidade de desenvolver a edição limitada de seis estampas de camiseta, desta vez sob a curadoria de Speto, artista plástico paulista com 29 anos de experiência na street art. Os quatro jovens artistas também foram os modelos da campanha Equipped To Dream, que ofereceu ainda a outros ex-alunos da Spectaculu a oportunidade de estagiar no desenvolvimento de vitrine e marketing visual e na produção fotográfica. “Nos juntamos ao Speto e aos jovens da Spectaculu para transformar a paixão pela arte em um produto com um propósito. Essa coleção exclusiva celebra a cultura brasileira e simboliza nossa visão de um futuro melhor”, explica Fabiana Santana, gerente de marketing da Levi’s Brasil.
O processo
Quatro jovens capacitados pela Spectaculu em áreas diversas, Ana, Herbert, Leo e Pedro, foram convidados pela Spectaculu a participar do projeto devido ao perfil criativo que apresentam. A partir de um workshop especial de grafite e o acompanhamento oferecidos por Speto, os jovens artistas trabalharam intensamente no desenvolvimento de diferentes estampas, sempre com o tema brasilidade.
Sob a orientação do instrutor Nicolau Mello, uma das salas da Spectaculu funcionou como um pequeno departamento de criação durante seis meses. “Foi importante para eles terem essa noção de como funciona a prática do desenvolvimento de produtos, com o acompanhamento direto do cliente”, explica Carla Vilardo, coordenadora do projeto na Spectaculu. Mais de 40 estampas foram criadas e seis delas integram a coleção. “Buscamos uma brasilidade sem ser clichê. A criação foi totalmente coletiva, e estar entre amigos foi fundamental para o sucesso do projeto”, avalia Pedro Carneiro.
Paralelamente, quatro assistentes formados no curso de Vitrinismo 2012 da Spectaculu desenvolveram projetos experimentais de marketing visual para a apresentação da coleção Equipped To Dream. Beatriz Quadros, Thalita Lordello, Tiago Pessanha e Ana Paula Nascimento produziram, coordenados pela instrutora Magui Kampf, protótipos que serviram de inspiração para a vitrine final apresentada a 60 profissionais de imprensa durante evento que antecipava o lançamento da coleção em São Paulo, no início de 2014. Por conta deste job, o jovem Thiago teve a oportunidade de trabalhar por três meses como assistente de vitrinismo no setor de branding environment da matriz da Levi’s Brasil na capital paulista, além de realizar trabalhos diversos como freelancer no Rio para a marca. “Foi maravilhoso poder atuar na área em que me formei na Spectaculu, assim como conhecer setores diferentes dentro da marca, o que gerava desafios a cada dia superados com muita criatividade”, explica Thiago.
Na última parte do projeto, a Levi’s Brasil se inspirou na campanha global Equipped e fotografou Ana, Leo, Herbert e Pedro como exemplo de pessoas reais em busca de seus sonhos. As fotos da campanha foram clicadas pelo fotógrafo internacional Vicente de Paulo e contou, na realização do making of, com a ajuda dos quatro jovens aprendizes Bruna Capistrano, Daniel Bandeira, Gracielle Lopes e Wagner Gabriel, formados na turma de Fotografia 2013. Morro do Vidigal, Antiga Fábrica da Bhering e a própria Spectaculu foram alguns dos cenários escolhidos para representar a realidade e as inspirações dos jovens artistas.
O lançamento
A coleção cápsula Equipped To Dream foi lançada em meados de maio. A edição limitada traz camisas polo, jaquetas, calças jeans e, claro, quatro camisetas masculinas (com as estampas “Caquinhos”, “Janelas”, “Carrinho de Café” e “Batucada” e duas femininas (“Brincadeiras” e “Aglomerado”). Fotos e vídeos da campanha com os jovens artistas da Spectaculu ilustram vitrines nas lojas Levi’s e mais de 100 multimarcas do país, além de outdoors em grandes cidades e redes sociais.
Dois eventos especiais foram realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo para apresentar a coleção à imprensa. O artista plástico Speto, os diretores da Spectaculu Marisa Orth e Vik Muniz, o coordenador-geral Daniel Evangelista, a coordenadora do projeto Carla Vilardo e a gerente de marketing da Levi’s Brasil Fabiana Santana estiveram presentes.
Para celebrar o lançamento junto ao grande público, a Levi’s também levou para o Circo Voador o show “Duas de Cinco”, do rapper Criolo, e os DJs Zeh Pretim e João Brasil. Speto produziu um live-painting exclusivo no evento e a obra desenvolvida durante a apresentação será vendida com renda revertida para a Spectaculu. Milton Nascimento, Fernanda Paes Leme, Laura Neiva, Fabiula Nascimento, Silvio Guindane, Miguel Thiré, Samanta Schmütz e o mentor da Spectaculu Paulo Vilhena foram alguns dos famosos presentes.
Para Speto, muito além de um simples produto, a coleção Equipped To Dream simboliza o poder de transformação que a juventude possui para mudar a própria história. “Os garotos me enchem de orgulho. O Brasil tem vários jovens como eles, que podem mudar esse país. Esses jovens e a Spectaculu são a crença no que pode acontecer”, resume.
A coleção Equipped To Dream está à venda, em edição limitada, nas principais lojas Levi’s do Brasil e também na internet (www.levi.com.br).
Mais fotos:
Créditos para as imagens: Fotografia Spectaculu 2013, Julianne Gouveia, Bia Ferrer, Isabela Araújo e Victor Valenttim