Levi’s Friends of Vik Muniz for Spectaculu

Home/Ações Especiais/Levi’s Friends of Vik Muniz for Spectaculu

Arte e tecnologia para crescer

 

English version

 

Boas ideias e bons parceiros só podem render bons frutos – em 2012, Vik Muniz, Levi’s, Intel e Spectaculu se uniram para uma ação inédita no Brasil. Dez alunos da instituição tiveram a oportunidade de fazer parte do projeto “Levi´s Friends of Vik Muniz for Spectaculu“, uma experiência única em know-how, arte e tecnologia.

O projeto global “Friends Of…” é a união visionária entre Levi’s e Intel que conecta criatividade e educação em projetos sociais. A Spectaculu foi escolhida por Vik para receber apoio técnico e intelectual na capacitação profissional em design de jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro. Eles receberam a missão de produzir estampas de camiseta exclusivas para a Levi’s, que traduzissem os valores da campanha-conceito “Go Forth Levi’s”.

Nos meses de maio a setembro, os alunos trabalharam arte e técnica ao lado de grandes profissionais. Eles receberam aulas de História da Arte (Eduardo Machado), Moda e Estampa de Camisetas (Lylian Berlim), Técnicas de Gravura e Silk Screen (Evandro Harlabey), Noções de Design e Técnicas Digitais (Heberth Sobral) e Técnicas de Tratamento de Imagem (Marcello Rosauro). Agregando conhecimento ao curso, foram realizados workshops com Vik Muniz, o diretor de marketing da Levi’s na América Latina Mauricio Busin, além das editoras de moda Lu Catoira, Iesa Rodrigues e Melina Dalboni, que também trouxeram para a oficina um pouco sobre o universo do cliente, mundo fashion e processo criativo.

 

Evento de lançamento

O resultado dessa parceria pôde ser visto por artistas, blogueiros e jornalistas de todo o mundo durante uma grande festa realizada no centro de eventos do Museu de Arte Moderna do Rio em 25 de setembro. Três estampas elaboradas na Spectaculu foram escolhidas pela curadoria do projeto e apresentadas ao lado de criações de Vik Muniz, Carlos Saldanha, Irmãos Campana e Mark Bradford, artistas de renome internacional também especialmente convidados a desenvolver material exclusivo para a Levi’s.

 

 

As 95 t-shirts criadas durante quatro meses de aprendizado foram exibidas em um telão. Algumas delas foram destaque em um desfile de parangolés com direção artística de Gringo Cardia. Os alunos da oficina ainda imprimiram telas emolduradas na hora e ofereceram aos convidados, sempre ao som da dupla de DJs The Twelves e do ex-aluno da Spectaculu Kelson Succi. Dez jovens de outros cursos também atuaram como monitores na exposição de trabalhos que decorou as paredes do Espaço MAM.

A estampa vencedora foi uma ilustração de Marilyn Monroe em versão black power produzida por Juliana Xavier, de 20 anos. Juliana é moradora de Gramacho e não tinha intimidade com tecnologia até ingressar no curso. Também foram destaques os alunos Herbert Marques e Leonardo Oscar, autores das outras duas estampas selecionadas. Nenhum deles possuía computador em casa até serem premiados pela Intel com um Ultrabook. A coleção “Levi’s Friends of Vik Muniz for Spectaculu“ vai estrelar exposições interativas nas lojas Levi’s de Nova York, São Paulo e São Francisco. A edição limitada de camisetas desenvolvidas no projeto estará à venda por US$34 no site www.levi.com e nas lojas Levi’s de todo o continente americano. A renda será revertida para a Spectaculu, de modo que seja possível continuar a investir em jovens talentos de diversas comunidades do Rio de Janeiro.

 

Confira nossa galeria de fotos clicando aqui