Spectaculu – Iguatemi SP

Home/Ações Especiais/Spectaculu – Iguatemi SP

Curso de Vitrine expõe resultados em SP

 

Em 2012, a Spectaculu vivenciou uma experiência inédita em seus 13 anos de história. Com idealização de Vik Muniz e Malu Barretto, patrocínio do Grupo Iguatemi e suporte educacional da Escola São Paulo, a instituição realizou o Curso de Vitrine e Marketing Visual, que capacitou gratuitamente 15 jovens em baixa situação socioeconômica do Grande Rio na área de Design de Vitrines. O produto final desse grande esforço conjunto pode ser visto na exposição de vitrines “Spectaculu”, que fica no Shopping Iguatemi São Paulo até 14 de maio.

 

Formatura Vitrine 2012

Formatura de Vitrine e Marketing Visual, realizada em dezembro de 2012

 

O curso de Vitrine e Marketing Visual aconteceu de março a dezembro de 2012 na sede da Spectaculu e teve como objetivo a formação de assistentes de montagem de vitrine, cujo mercado de trabalho é carente de mão de obra especializada. Selecionados por seu potencial criativo, 15 alunos das periferias do Grande Rio receberam aulas diárias nas mais diversas áreas correlatas ao design de vitrine, como Criação e Conceito, Styling, Fotografia, Psicologia do Consumidor, Arquitetura, Adereços e Iluminação. Além das oficinas técnicas, os jovens também foram incentivados a pensar de modo criativo e crítico através de aulas de Filosofia, Palavra e Olhar.

 

Jovens desenvolvendo vitrines

 

O programa de ensino incluiu ainda uma série de workshops com profissionais de excelência no mercado, convidados por Vik Muniz e Gringo Cardia, como o Visual Merchandising Manager – Louis Vuitton Latin America & South Africa Cleydson Gonçalves, a arquiteta e professora Denise Pollini, e a editora de moda Lu Catoira. Os alunos também visitaram exposições e lojas do Rio de Janeiro, com vitrines selecionadas pelo seu potencial inovador no suporte às vendas do varejo.

 

O grande evento: abertura da Exposição Spectaculu em SP

Para celebrar a conclusão do projeto criado por Vik Muniz e Malu Barretto, o Grupo Iguatemi inaugurou em São Paulo uma grande exposição com trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Vitrine e Marketing Visual. A mostra é resultado de um ano de aprendizado, no qual eles puderam se inspirar, a partir do conceito de monocromia, na história da arte e nos mais diversos produtos para criar 14 vitrines de corredor.

 

Entrada do Espaço Fashion-Iguatemi SP

 

10 jovens estiveram na capital paulista entre os dias 28 e 30 de abril para a montagem e abertura do evento, realizado no Espaço Fashion do Iguatemi-SP, em um roteiro que incluiu também visita criativa ao polo de luxo da Rua Oscar Freire e um almoço no Restaurante-Escola da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Fernando Queiroz trabalha na montagem da exposição

Logo na chegada, jovens trabalham na montagem da exposição

 

Jovens no Restaurante-Escola

  Jovens almoçam no Restaurante-Escola da Câmara Municipal-SP

Jovens visitam Melissa Concept Store na Rua Oscar Freire

Jovens visitam lojas da Oscar Freire, como a Melissa Concept Store

 

No dia 29 de abril, as vitrines puderam ser vistas pela primeira vez na vernissage da exposição “Spectaculu”, que contou com a presença do presidente do Grupo Iguatemi Carlos Jereissati Filho, dos diretores da Spectaculu Gringo Cardia e Marisa Orth, além de parceiros da instituição, como Vanessa Marques, Heloisa Oliveira e Daniela Pessoa Schuain (Instituto Ayrton Senna), Isabella Prata (Escola São Paulo), Mauricio Busin e Fabiana Santana (Levi’s) e o grafiteiro Speto. Também compartilharam com nossos alunos deste momento tão importante grandes profissionais como Isay Weinfeld, Zuza Homem de Mello, Ercília Lobo, JC Serroni, Beto Lago, Denise Pollini, Flavio Renegado, Ivaldo Bertazzo, Sergio Kalil, Josiane Masson, Fábio Brasolin, Eugenia Maia e Evelise Grunow.

 

Gringo Cardia, jovens e Carlos Jereissati/Marco Ankosqui

Gringo Cardia, jovens formados no curso de Vitrine e Marketing Visual, e Carlos Jereissati Filho

 

Marisa Orth e Gringo Cardia/Marco Ankosqui

Marisa Orth e Gringo Cardia