Em 28 de maio, a Spectaculu, o Instituto Bola Pra Frente, o Observatório de Favelas / Agência Narra, Sesc Rio e 30 jovens das periferias do Rio se reuniram no Complexo da Maré para uma manhã recheada de inspiração. Este foi o primeiro encontro do Cartografias da Juventude, projeto desenvolvido pelas quatro instituições com apoio do Itaú Social.
Cartografias da Juventude nasceu pela formação Juventudes em Curso, oferecida pelo Itaú Social e Instituto Singularidades no mês de fevereiro. O objetivo é mapear os anseios, necessidades e sonhos dos jovens da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A região conta com poucos projetos e aparelhos culturais – tão essenciais para o desenvolvimento das potencialidades dessa parcela da população.
Na última terça-feira, 11 alunos da Spectaculu, moradores de diversos bairros da Zona Oeste, se uniram a outros 19 participantes. Para começar o dia, o grupo visitou o Centro de Artes da Maré (CAM). Eles prestigiaram a exposição ‘Abdias Nascimento, a Arte de um Guerreiro’, que remonta vida e obra do maior intelectual negro do país. Os jovens participantes seguiram para a sede do Observatório das Favelas, onde vivenciaram dinâmicas de grupo sobre desejos, sonhos e seus próprios territórios.
“O jovem é múltiplo. Como múltiplo, ele tem diferentes identidades”, afirma o coordenador pedagógico da Spectaculu Rogério José de Souza. “O desafio das instituições é exatamente perceber e trabalhar essas características conciliando conhecimento, protagonismo juvenil, acolhimento e afeto”.
O segundo encontro do Cartografias da Juventude está programado para acontecer em julho.
Formação Juventudes em Curso uniu as instituições
Em fevereiro, o coordenador pedagógico Rogério José de Souza participou da formação ‘Juventudes em curso: trajetos e afetos’. O curso oferece ferramentas para qualificar o debate de temas como racismo, sexismo, saúde mental, gênero, sexualidade e homofobia. Ele agrega atividades presenciais e online para formadores e gestores que atuam em iniciativas voltadas para jovens de baixa renda.
Representantes da Spectaculu, Bola Pra Frente, Observatório das Favelas e Sesc Rio se encontraram pela primeira vez durante a fase de imersão, realizada em São Paulo. Cada encontro discutiu um tema relacionado às juventudes, e contou com a participação de jovens ativistas e especialistas convidados.
Créditos: Julianne Gouveia / Spectaculu e Laerte Breno / Agência Narra