Seguindo com sua missão na formação profissional de jovens nas áreas dos espetáculos, a Spectaculu foi uma das instituições parceiras do programa de capacitação Backstage to the Future, realizado pelo British Council em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O projeto contou com atividades teóricas, práticas e colaborativas sobre produção de eventos, sonorização, iluminação e gestão de palco a 20 jovens profissionais brasileiros e britânicos. Quatro jovens da escola fizeram parte da turma, que recebeu o treinamento durante o período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O Backstage to the Future foi realizado durante duas semanas em diversos espaços de ensino de arte do Rio, incluindo a Spectaculu. O programa incluiu aulas de inglês para vocabulário técnico da área e discussões sobre acessibilidade, comunicação, solução de problemas em produções de baixo orçamento, divulgação de eventos e o trabalho do freelancer. Com o objetivo de fomentar as possibilidades de trabalho dos participantes e oferecer a eles oportunidades de colaborar com a montagem de eventos que fazem parte do legado dos Jogos de Londres 2012, todos os alunos puderam vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos nos bastidores de dois espetáculos britânicos: “Miann” (Scottish Dance Theatre) e “The Garden” (Graeae).
Alice Castanho (Contrarregragem & Camarim 2015), 20 anos, fez parte do grupo de jovens da Spectaculu selecionados e se impressionou com o alto nível de experiência de trabalho oferecida pelo programa: “Foi uma experiência incrível. O programa nos possibilitou ter mais confiança no nosso potencial. O intercâmbio cultural também foi maravilhoso. Foi muito importante pra minha formação ter a oportunidade de trabalhar em uma produção internacional”, conta a jovem moradora da Pavuna, que atuou na equipe de objetos cênicos de “The Garden” e acaba de ser aprovada no vestibular do curso de Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF).
A participante Raíssa Teixeira (Iluminação 2012) trabalhou nos bastidores de “Miann” e faz coro: “Aprendi muito durante o período do curso tanto na área de iluminação como na área de produção. A experiência de estar num projeto desses, praticar outra língua e aprender o modo de trabalho das artes cênicas em outros países foi muito importante”, explica Raíssa, que atualmente estuda Produção Cultural no Rio Grande do Sul.
Atividades extras
Todo o treinamento do Backstage To The Future foi gratuito. O programa contou ainda com professores especialistas da organização britânica Walk The Plank, como a produtora executiva Liz Pugh, que ofereceu duas masterclasses sobre produção e marketing para os jovens na Spectaculu durante os dias 05 e 06 de setembro. Na mesma data, os instrutores da Spectaculu Alex Augusto (Montagem de Cenários) e Érika Silva (Costura & Figurino) também ofereceram para os participantes oficinas imersivas em suas respectivas áreas de atuação.
O programa incluiu ainda a realização, em 4 de setembro, do painel Jornada Criativa no Teatro Carlos Gomes – Backstage To The Future, no qual autoridades culturais brasileiras e britânicas discutiram questões relativas à produção de cultura e ao ensino técnico. Os diretores da Spectaculu Gringo Cardia e Marisa Orth participaram de uma das mesas de debates, com mediação de Carla Camurati, diretora do comitê de cultura das Olimpíadas – Celebra.