Spectaculu participa de mostra de projetos no Museu do Amanhã
A Spectaculu foi uma das convidadas especiais da Mostra Respeito: Designing Respect. 14 projetos selecionados ocuparam o lounge do Museu do Amanhã de 04 a 23 de outubro – seis deles foram criados por alunos da escola. A mostra, promovida por Theatrum Mundi, People’s Palace Projects e Museu do Amanhã, foi resultado do concurso internacional Designing Respect, que premiou as melhores ideias para a cidade do Rio sob a inspiração do tema respeito. 3 jovens da Spectaculu vão a Paris para representar projetos selecionados em um concurso especialmente desenvolvido para a escola.
Entre julho e setembro, o Designing Respect recebeu 63 projetos enviados por artistas, urbanistas, ativistas e cidadãos. As propostas selecionadas foram escolhidas pelos próprios candidatos, com o aval do júri oficial composto por Gringo Cardia, Pedro Rivera, Washington Fajardo, Marcus Faustini, Eliana Souza, Jailson de Souza e Silva, Luiz Alberto Oliveira, Marcelo Dughettu, Jane Hall, Martin Dowle, Olga Esteves Campista, Deborah Colker, Ana Cláudia Souza, Paul Heritage e Adam Kaasa. Os vencedores receberam, além da participação na exposição, £300 (cerca de R$1.200) para iniciar a viabilização de suas ideias.
“A edição do Rio foi muito rica. Pudemos identificamos situações de desrespeito na cidade e propor ideias que pudessem transformar essas questões em algo positivo”, explicou o diretor da Theatrum Mundi Adam Kaasa durante a abertura da exposição no Museu do Amanhã. Realizado em 04 de outubro, o evento contou com a presença dos representantes das instituições parceiras Paul Heritage (People’s Palace Projects), Luiz Alberto Oliveira e Gringo Cardia (Spectaculu).
Na noite da mesma data, todos os 14 selecionados tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre o conceito de respeito no Studio-X e relembrar o que os motivou a estar ali. “A sociedade brasileira está pautada pelo desrespeito desde o início da nossa civilização. O respeito tem que vir de livre e espontânea vontade”, explicou Ismael Queiroz, representante do projeto Sinal Amarelo, que aborda o uso consciente dos assentos preferenciais no transporte público. “Esperamos que a gente possa ajudar melhorar a cidade, pra que ela enfim possa se tornar maravilhosa”, finalizou.
Spectaculu tem seis propostas selecionadas
Três das 11 ideias premiadas no concurso oficial foram desenvolvidas na Spectaculu: Nosso Lugar, Casa de Acolhimento Feminino e Helpet. Outros três projetos da Spectaculu receberam também menção honrosa através de um concurso interno, realizado exclusivamente com seus alunos. Jovens dos projetos Favela Barroca, Sinal Amarelo e Vozes que Ecoam vão apresentar suas criações em um simpósio da Theatrum Mundi que acontece na cidade de Paris em abril de 2017.
A expectativa já é grande: “Sempre tive planos de conhecer outros lugares, mas nunca imaginei que o faria tão cedo. Quero aproveitar ao máximo e absorver todo o conhecimento possível”, conta Miriã Brasil (Fotografia 2016), criadora do Vozes Que Ecoam, que mistura memória, arquitetura e tecnologia para contar a história esquecida de grandes figuras negras do Rio de Janeiro.
Fotos: Julianne Gouveia / Spectaculu