Spectaculu renova cooperação com Reino Unido
A Spectaculu acaba de renovar parceria com British Council e People’s Palace Projects para a realização de uma nova edição do projeto Spectaculu em 5 Minutos, que promove, através da metodologia Design Challenge, a produção de trabalhos artísticos por jovens da instituição e de mais 500 escolas públicas britânicas sob o norte criativo do Royal Opera House. Uma das novidades deste ano é a participação no projeto de duas escolas públicas da região metropolitana do Rio.
Através do intercâmbio Scene Change, a Spectaculu utiliza desde 2014, para a produção do projeto de fim de ano, a metodologia do Design Challenge, competição capitaneada pelo Royal Opera House de Londres que envolve mais de 500 instituições britânicas e oferece a estudantes experiências de trabalho em áreas da indústria criativa (figurino, maquiagem, cenografia e marketing digital). A experiência brasileira bem-sucedida agregou um novo suporte para o desenvolvimento dos trabalhos no Reino Unido: a exemplo dos trabalhos realizados na Spectaculu desde a primeira edição do projeto, os jovens participantes do Design Challenge UK devem produzir curtas-metragens sob a inspiração de uma das cinco visões do diretor ligadas a temas da ópera “La Traviata”, de Giuseppe Verdi.
Outra grande novidade da edição 2015 do projeto Spectaculu em 5 Minutos é a sua ampliação experimental para a rede pública de ensino. Alunos do Ciep Alberto Pasqualini (Nova Iguaçu / RJ) e o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (Jacarepaguá) receberão, por três meses, workshops de formação básica nas áreas de cabelo, cenário, figurino, maquiagem, contrarregragem, adereços, iluminação e vídeo. Instrutores e ex-alunos da instituição vão acompanhar a execução do projeto, que acontecerá em paralelo aos trabalhos desenvolvidos na instituição.
Durante a realização do Spectaculu em 5 Minutos, jovens dos sete diferentes cursos da escola são divididos em grupos e participam de todas as etapas de produção de curtas-metragens e ensaios fotográficos – da construção do roteiro à atuação, passando pelo desenvolvimento de figurinos, direção de arte, maquiagem, iluminação e cenários. Os trabalhos são apresentados para uma comissão julgadora, que escolhe o grupo vencedor.
Ipojucan Teixeira, integrante do grupo vencedor 2014 representou a escola em um intercâmbio de dez dias na cidade de Londres, onde apresentou alguns dos trabalhos realizados pelos colegas durante o projeto.