Em 11 de abril, o coordenador da Oficina de Fotografia e professor da Oficina de Filosofia Daniel Evangelista marcou presença no lançamento do “Livro Urbano do Profeta Gentileza”, organizado por Leonardi Guelman, Dado Amaral e Marianna Kutassy. O livro faz parte do projeto “Rio com Gentileza”, movimento criado por admiradores do Profeta Gentileza para preservar sua obra e mensagem, estimulando a adoção da gentileza nas relações sociais.
A Spectaculu também participou do “Rio com Gentileza”. Alunos de Vídeo e Fotografia 2010 produziram registros, e jovens do Núcleo de Artes Cênicas desenvolveram cenários e esquetes apresentados em eventos do projeto.
Quem foi Gentileza?
José Datrino era um empresário, dono de uma transportadora de cargas no Rio de Janeiro, que se viu sacudido por um acontecimento de grande força trágica: o incêndio de um grande circo na cidade de Niterói. Após seis dias, ele recebe um chamado divino para que deixe tudo que possuía e venha viver uma missão na Terra, assumindo uma nova identidade. A partir de sua “revelação”, o Profeta deixa tudo para a família e ganha uma nova identidade: Jozze Agradecido, ou ainda Gentileza. Sua atribuição: “vir como São José, representar Jesus de Nazaré na Terra”. Curiosamente, o Profeta já sugere, em seu nome, a possibilidade de sua missão. Datrino significa, em italiano, “de três, enviado pelo Trino (Trindade)”.
Saiba mais sobre o projeto em: www.riocomgentileza.com.br