Autoridades culturais conhecem instituição
Ponto de Cultura e organização não-governamental de destaque no cenário cultural carioca, a Spectaculu acaba de receber a visita de representantes britânicos do “Pontos de Contato/ Points of Contact”, iniciativa de intercâmbio cultural e social realizada entre Brasil e Reino Unido.
Em 26 de novembro, Gringo Cardia recebeu na escola a diretora-executiva do Arts Council England Andrea Stark, a CEO do Creative & Cultural Skills Pauline Tambling, o diretor do British Council de Gales Simon Dancey, o diretor de Educação da Royal Opera House Paul Reeve e a coordenadora do Creative & Cultural Skills Sarah Macshane. Também acompanharam a visita representantes de importantes entidades culturais nacionais, como a diretora assistente de artes do British Council Brasil Lucimara Letelier, a coordenadora da Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado do RJ Joana Stallivieri Neves e a assessora da presidência do Theatro Municipal Ana Luísa Lima. A equipe pôde conhecer as instalações da Spectaculu e conversar com os coordenadores sobre as experiências de capacitação profissional de jovens de baixa renda nas indústrias criativas.
A vinda da comitiva ao Brasil foi promovida pela organização People’s Palace Project (Queen Mary, University of London), uma das gestoras do “Points of Contact”. Nos últimos dois anos, o projeto efetivou ações de trocas culturais em ambos os países, sempre voltadas para o desenvolvimento e gestão social de arte e cultura.
A parceria entre a Spectaculu e o “Pontos de Contato/Points of Contact” se iniciou em abril de 2010, quando a escola recebeu 27 representantes de instituições de arte britânicas. No mesmo ano, o intercâmbio levou a então coordenadora-geral Ana Duque a visitar organizações artísticas do Reino Unido, fazendo residência no National Theatre Wales de Cardiff, capital do País de Gales.