Escola Spectaculu e YouTube Space Rio oferecem formação a jovens das periferias e produzem série musical com Nelson Sargento
A Spectaculu lança a partir de 4 de junho a série musical ‘Spectaculu – Mestres do Samba’, estrelada por Nelson Sargento e outros bambas da velha guarda do samba carioca. O conteúdo foi produzido pelos alunos da escola em parceria com YouTube Space Rio e Conexão Social Produções. Os quatro primeiros episódios já estão disponíveis no canal do YouTube da Spectaculu.
A escola realiza, em parceria com o YouTube Space Rio, um trabalho de valorização da memória, da arte popular e da negritude com o lançamento de ‘Spectaculu – Mestres do Samba’ em um momento difícil para a população idosa do país, frente o isolamento social e os desafios impostos pela Covid-19. A série de 13 episódios, recheada de depoimentos e apresentações musicais, promove um verdadeiro intercâmbio de gerações para contar as histórias de grandes mestres e mestras da nossa música, como Tia Surica, Rubem Confete, Vilma Nascimento, Francineth Germano, Tiãozinho da Mocidade, Zé Luiz do Império, grupo Razões Africanas e Tantinho da Mangueira (falecido recentemente), sempre falando a língua dos jovens.
Educação, audiovisual e samba
‘Spectaculu – Mestres do Samba’ é fruto de uma parceria da escola com o YouTube Space Rio para oferecer a jovens das periferias uma formação especial. A ideia de uma capacitação mais aprofundada dos alunos da Spectaculu em produção de conteúdo específico para YouTube nasceu em 2018, através de um patrocínio do Google.org e da parceria com o YouTube Space Rio.
O programa de educação criado pelas organizações conecta os três pilares do Space (aprendizado, conexão e criação) e possui três meses de duração. Entre 2018 e 2019, 120 jovens do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, São Gonçalo e arredores receberam formação no YouTube Space Rio em produção de conteúdo de vídeo e social media, com aulas de câmera/fotografia, iluminação, captação de áudio e edição. Muitos deles participaram de projetos para grandes canais do YouTube, como Castro Brothers, além de investirem na produção de conteúdo próprio.
“Um dos objetivos do YouTube Space é realçar a criatividade da região e desenvolver a comunidade que está presente no entorno de onde estamos instalados. A parceria com a Spectaculu é vital para nós. Além de abrirmos as portas para auxiliar e contribuir para o crescimento profissional desses jovens, também temos a chance de contar com eles para futuras oportunidades de trabalho”, afirma Marie Picot, diretora do YouTube Space Rio.
Spectaculu – Mestres do Samba: um resgate da cultura
A série musical ‘Spectaculu – Mestres do Samba’ foi idealizada por Gringo Cardia, Lívea Mattos e Ronaldo Mattos, da Conexão Social Produções. A produtora criou o projeto Griôs da Cultura Brasileira, que desenvolve oficinas sobre a vivência ancestral da cultura afro-carioca. Nelson Sargento é o anfitrião. Os 60 jovens das turmas do programa de ensino Spectaculu-YouTube Space Rio 2019 participaram de rodas de diálogo com grandes profissionais e artistas do gênero: o pesquisador e criador do Método O Passo, Lucas Ciavatta, a cantora e compositora Lazir Sinval, a cantora Deli Monteiro, o luthier e percussionista Anderson Vilmar (os três últimos, herdeiros do Jongo da Serrinha e componentes do Grupo Razões Africanas) e o professor, compositor, cantor e músico Vidal Assis, que participou do programa The Voice Brasil (Globo) no ano passado.
Todo o material foi produzido pelos alunos das turmas Spectaculu-YouTube Space Rio 2019 com a ajuda de instrutores e coordenadores da escola, além dos profissionais da produtora audiovisual Tocaia Filmes / Omni Laboratório Criativo, outra parceira da iniciativa.
Gringo Cardia, diretor da Escola Spectaculu e da série ‘Spectaculu – Mestres do Samba’:
“O projeto ‘Spectaculu – Mestres do Samba’ ajuda o jovem a valorizar a cultura do samba. Essa é uma das manifestações artísticas mais importantes do Brasil e tem origem nas mesmas periferias onde esses alunos vivem. Através dessa parceria com o YouTube Space Rio, a gente conseguiu fazer com que os jovens profissionais da Spectaculu produzissem documentários sobre esses mestres fundamentais do samba. Eles já estão nos seus 80, 90 anos de idade e que nunca tiveram a sua obra e a sua história de vida documentada na plataforma. Esse trabalho é de uma grande importância para as comunidades onde eles, jovens e grandes mestres, vivem lado a lado.”
Lívea Mattos, diretora de produção da Conexão Social Produções e idealizadora da série ‘Spectaculu – Mestres do Samba’:
“Nossa cultura afrobrasileira tem na valorização de nossos mais velhos sua maior riqueza. Apenas através dos que vieram antes e emolduram nossas identidades é que podemos ter a certeza de uma caminhada firme e criativa. Foi pautado nisso que idealizamos o projeto Griôs da Cultura Brasileira, hoje inspiração para a série musical “Spectaculu – Mestres do Samba”. Realizar a articulação com os mestres, mestras e grandes profissionais do gênero, coproduzindo cada ação dessa série é motivo de felicidade. Eles precisam estar em todos os espaços contando suas histórias, seus saberes e dialogando com todas as idades. Estar na internet, através do YouTube, é uma grande oportunidade para se alcançar um grande leque de gerações, principalmente os mais jovens.”
Spectaculu – Mestres do Samba na Mídia
Rádio Bandeirantes: Série “Spectaculu – Mestres do Samba” resgata memória do gênero musical
Metro: Série “Spectaculu – Mestres do Samba” resgata memória do gênero musical
Voz das Comunidades: Projeto Spectaculu homenageia Mestres do Samba em série no YouTube
Programa Sem Censura (TV Brasil) – Entrevista com Marisa Orth
Rádio Brasil Atual (98,9FM) – Colibri na Quarentena com Marisa Orth
Veja Rio: Jovens da periferia homenageiam bambas do samba em documentário